A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) se reuniu virtualmente nesta quinta-feira (10) com sua secretaria-executiva para avaliação da apresentação do comparativo entre o simulado e realizado da operação dos reservatórios Quandú e Poço Verde.
Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Operação, Edson Neto, apresentou as alterações das vazões e os níveis de criticidade dos respectivos açudes, ambos localizados no município de Itapipoca.
Poço Verde
Em razão da demanda apresentada pela CAGECE na última reunião do colegiado, realizada em setembro, a vazão foi alterada devido ao aumento da necessidade de água para abastecimento humano.
Atualmente, a CAGECE enfrenta dificuldades na captação do açude Gameleira, e o Poço Verde tem sido um suporte essencial para garantir o abastecimento da cidade. Assim, a vazão foi ajustada de 70 l/s para 105 l/s. Com essa nova vazão, o açude do Poço Verde continua fora de criticidade.
Quandú

A vazão foi alterada devido ao aumento da demanda de água para as comunidades de Mucambo de Cima e Mucambo de Baixo, que não estavam sendo atendidas pelo volume inicialmente acordado. Dessa forma, a vazão foi ajustada de 45 l/s para 61 l/s.
Participação
Estiveram presentes o presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales, a vice, Fabiana Castro, o Secretário, Wellington Santos e a vice-secretária, Rita de Sousa Forte.
Já da Gerência Regional do Litoral, além do coordenador de Operação também marcou presença o Gerente, Raimundo Laranjeira, o Coordenador do Núcleo Gestão Participativa, Victor Albuquerque, a técnica, bem como a estagiária do respectivo núcleo, Edilene Matoso e Beatriz Machado.
Vale reforçar que ambas apresentações serão exibidas à plenária do CBH Litoral no dia 21 de novembro, durante a 33ª Reunião Extraordinária.