O CBH Litoral realizou nesta quinta-feira (17), visita técnica à Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú, situada no município de Trairi. O objetivo da visita foi entender a importância ecológica da região, as ações de conservação em andamento e os desafios enfrentados na preservação do ecossistema. A ação contou com a presença de 24 entidades do colegiado.
Atividades realizadas
O gestor local da área de proteção, José Limário Praciano Sousa compartilhou brevemente a história do Estuário do Rio Mundaú, ressaltando sua importância para a conservação da biodiversidade, além do seu papel na proteção de espécies ameaçadas.
Em seguida, os participantes da atividade foram para a parte prática da visita, onde tiveram a oportunidade de explorar a diversidade da região. Nesse momento, realizaram um passeio de catamarã, que proporcionou a todos uma visão única das belezas naturais e da fauna local.
De acordo com o presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales, a atividade foi positiva, “essa experiência foi muito enriquecedora, proporcionando uma compreensão clara de como podemos contribuir para a preservação desse ecossistema tão vital”, compartilhou.
APA do Estuário do Rio Mundaú
A APA foi criada para proteger os recursos naturais da área, que incluem manguezais, áreas de maré e zonas úmidas. Essa região é fundamental não apenas para a fauna e flora, mas também para as comunidades que dependem dela para atividades como pesca e turismo.
Composta por 1.596,37 hectares, o local possui uma vasta vegetação adaptada às condições ambientais da região, como salinidade, alagamentos e ação dos ventos. Além disso, hoje abriga uma grande variedade de espécies animais, que são protegidas pela legislação ambiental. A APA se destaca ainda pelas diversas manifestações culturais, como o artesanato local, a renda de bilro e os objetos decorativos.
Vale reforçar que esta é a segunda visita técnica realizada pelo atual colegiado. Afinal, em 2023, o grupo conheceu as instalações, operações, estruturas e desafios enfrentados no açude do Castanhão localizado no município de Jaguaribara, que é o maior reservatório de água para múltiplos usos da América Latina.
Compromisso
Esta visita técnica reflete o compromisso do CBH Litoral com a transparência, a colaboração e a busca por soluções sustentáveis na gestão dos recursos hídricos da região.