A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) se reuniu nesta terça-feira (01) com sua secretária-executiva na Gerência Regional da Cogerh do Litoral para sugerir nomes e entidades homenageadas com a comenda Antônio Zaranza 2023, bem como as placas “Amigos da Água”.

Além disso, os membros também definiram os municípios em que as capacitações e a visita técnica de 2025 serão realizadas, assim como a pauta da 33ª Reunião Extraordinária do CBH Litoral a se realizar em 21 de novembro. 

Antônio Zaranza 2023

A Diretoria relacionou três nomes que, caso aprovados, serão homologados pela plenária do comitê durante sua 33ª Reunião Extraordinária. Do contrário, novos nomes serão sugeridos e também aprovados. A expectativa é que a homenagem aconteça ainda este ano, com data a definir. 

Capacitações 2025 

Visando registrar a presença das 40 entidades, a Diretoria organizou estrategicamente as capacitações de maneira que a maioria das microrregiões das Bacia fossem contempladas, resultando na seguinte relação:

  • Abril: “Oficina de Legislação de Ambiental”, em Itapipoca;
  • Agosto: Curso de preservação Ambiental e recuperação das áreas degradadas, em Irauçuba; 
  • Outubro: Visita Técnica na Universidade Federal do Semiárido, em Natal (RN);
  • Dezembro: Curso de Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos, em Amontada.  

Vale reforçar que todas as sugestões serão apresentadas à plenária do CBH Litoral durante a última reunião do ano para  apreciação.

33ª Reunião Extraordinária do CBH Litoral 

Definida para acontecer em 21 de novembro, em Itapipoca, entre as pautas abordadas no encontro estão o debate sobre a PL 4546/2021, apresentação de simulação de esvaziamento do açude Poço Verde (GR Litoral), aprovação de nova identidade visual do CBH Litoral, indicações de nomes/entidades para a “Comenda Antônio Zaranza” e “Amigos da Água 2023”, atualização da composição dos Grupos Técnicos (GT) e Comissões Técnicas (CTs) e o uso do recurso PROCOMITÊS pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral em 2024.

Visita Técnica

Conforme aprovado em plenária durante a 68ª Reunião Ordinária, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú foi o local escolhido para uma visita técnica.O Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque apresentou à Diretoria o itinerário da atividade.

Por fim, a reunião foi finalizada com a apresentação das atividades programadas para os meses de outubro e novembro. 

Participação

Estiveram presentes o presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales, a vice, Fabiana Castro, o Secretário, Wellington Santos e a vice-secretária, Rita de Sousa Forte.

Já da Gerência Regional do Litoral, além do coordenador de Gestão Participativa também marcou presença a técnica do respectivo núcleo, Edilene Matoso. Representando a Gerência de Gestão Participativa (GEPAR), esteve o técnico Edecarlos Rulim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *