Nesta sexta-feira (2), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) participaram da VIII Romaria das Águas, no município de Itapipoca. O evento é tradicional na região e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
A Romaria teve cinco paradas de conscientização e o tema designado ao Comitê do Litoral foi “Meio Ambiente”. Hamilton Viana, Presidente do Comitê, deixou sua mensagem aos presentes a respeito da poluição plástica:
“O Comitê de Bacias do Litoral, vem, ao longo desses últimos 17 anos, desenvolvendo suas atividades no sentido de proporcionar a toda população dos 13 municípios onde ele atua o abastecimento satisfatório de água para atender às suas necessidades humanas. Temos enfrentado inúmeras dificuldades e uma delas é exatamente o descarte de plásticos nos reservatórios ou em seus afluentes alimentadores. Portanto, aproveitamos o momento para juntos, nesse momento, efetuarmos um grande pacto de cooperação no sentido de promover a compreensão de que é fundamental que nós, enquanto comunidades e indivíduos, mudemos de atitude em relação ao descarte consciente dos nossos resíduos plásticos, evitando contribuir para as estatísticas que mostram somente o crescimento dessa poluição desastrosa e assim, buscando de forma mais efetiva a preservação de nosso meio ambiente e recursos naturais”, disse o Presidente.
João Lúcio Farias, Diretor de Planejamento da Cogerh, falou sobre a importância do evento: “É de extrema importância a participação cultivada pelo Comitê e pela Igreja de Itapipoca. Representa muito, já que é falado sobre a importância da água, a proteção da natureza e o meio ambiente”
Elizângela Castro, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, também deixou sua mensagem: “Trago a reflexão a respeito da importância da comunidade serrana cuidar de suas águas e de seus mananciais, como o açude Quandú. Peço a comunidade que zele por esse bem maior, porque, através da água, a vida é gerada. Em nome da Gerência Regional da Cogerh de Itapipoca, estamos à disposição em defesa do desenvolvimento ambiental de nossa Bacia”.
A Romaria teve partida no distrito de Arapari indo até a comunidade de Quandú, em torno de 7km, sendo encerrada com a celebração eucarística, presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo diocesano de Itapipoca.