Hoje (05), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Ecológico do Carrapicho foi palco de um emocionante encontro que reuniu crianças do 4º ano do ensino fundamental do município de Trairi. O evento foi marcado pela apresentação dos resultados do projeto “Gotinha Nossa de Cada Água”, iniciativa realizada pelo programa “Não Rio Sem Meu Rio”, desenvolvida pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral).
O projeto conta ainda com o apoio da Cooperativa Agropecuária do Trairi (COOPERAI) e Secretaria Municipal de Educação do Trairi.
A “Gotinha Nossa de Cada Água” tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e promover a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano. Durante meses, os alunos participaram de atividades lúdicas e educativas, envolvendo palestras, oficinas e visitas a nascentes e áreas de preservação ambiental.
No encontro de hoje, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto. Em meio à uma atmosfera de entusiasmo e compromisso ambiental, eles apresentaram para a comunidade escolar e autoridades presentes os resultados das ações desenvolvidas.
Participação
Marcaram presença da Diretoria do CBH Litoral: Hamilton Teixeira (presidente) e Marcelo Barbosa (secretário), a representante da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Inês Prata, o prefeito do município de Trairi, Carlos Gustavo Monteiro Moreira, bem como a Secretária de Educação, Maria Almeida de Castro Braga. Representando a Gerência Regional COGERH Itapipoca, se fez presente Elizângela Castro, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa.
Ações como essa reforçam a importância do trabalho em conjunto entre órgãos governamentais, instituições de ensino e a comunidade para garantir a proteção e conservação dos recursos hídricos. Parabenizamos todas as crianças envolvidas no projeto e os parceiros que tornaram essa iniciativa possível, demonstrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos na construção de um futuro mais sustentável para todos.






