O Grupo Técnico (GT) de Capacitação e Comunicação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), realizou nesta segunda-feira (26), de forma híbrida, reunião estratégica para planejar ações para o Dia da Árvore e da Água na região.

Das definições alinhadas durante a reunião, a Secretaria-Executiva do comitê apoiará a realização da IX Romaria das Águas que ocorrerá em 22 de março, bem como agendará entrevistas nos veículos de rádios locais, além de providenciar moção às Câmaras Municipais pertencentes ao CBH para divulgar a ação.

Ademais, devido à repercussão positiva em 2023, Keilo Teixeira, professor da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE), solicitou a presença da Secretaria-Executiva do comitê/COGERH para participar de mesa redonda com o tema “Áreas de Proteção Ambiental (APA) da região hidrográfica do litoral”, com data a definir.

IX Romaria das Águas

A ação é promovida pela Diocese de Itapipoca em parceria com o grupo que reúne oito escolas públicas da região do Arapari (conhecido popularmente como G8), além de outros órgãos municipais. A romaria reúne fiéis que agradecem pelas chuvas que banham a região, gerando reabastecimento. 

A largada da Romaria acontece desde a sua primeira edição no distrito de Arapari, em Itapipoca. Este ano, a concentração começará às 14h, com quatorze paradas em seu percurso. Simbolicamente, a cada parada alusiva à via sacra, serão plantados ipês. O trajeto de 8 km inicia no Arapari, encerrando na comunidade do Quandú, onde será celebrada missa.

Participação

Participaram do encontro, Hamilton Teixeira Viana (Associação Agroecológica de Itapipoca – Serra Verde), Hudson Damasceno (EMATERCE), Inês Prata (Secretaria de Recursos Hídricos – SRH) e Alessandro Escócio (STRAAF Uruburetama). Além deles, representantes da Secretaria-Executiva do CBH Litoral, Edilene Matoso e Raquel Viana também se fizeram presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *