Nesta terça-feira (12), o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), Antunes Magalhães, com a Coordenadora de Gestão Participativa da Cogerh do Litoral e Secretária-Executiva do comitê, Elizângela Castro, marcaram presença na comemoração do aniversário de 22 anos do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú (CSBH Banabuiú), sediado em Quixeramobim. 

A Sub-Bacia Hidrográfica do Banabuiú

Tem uma área de drenagem de 19.316 km², correspondente a 13,37% do território cearense, sendo o Rio Banabuiú, o principal tributário do Rio Jaguaribe. São seus afluentes pela margem esquerda, os Rios Patu, Quixeramobim e Sitiá e pela margem direita apenas o riacho Livramento. Esta bacia é composta por 15 municípios e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.760.549.943 bilhões de m³, num total de 19 açudes públicos gerenciados pela COGERH.

CSBH Banabuiú

Criado pela Lei estadual nº 26.435, de 30 de outubro de 2001, e instalado em 28 de fevereiro de 2002, a Bacia do Banabuiú contempla 15 municípios, tais como Banabuiú, Boa Viagem, Ibicuitinga, Madalena, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Milhã, Jaguaretama e Itatira. Ao longo dos anos, o comitê tem trabalhado em estreita colaboração com a comunidade local, instituições governamentais e não governamentais para implementar medidas que visam a conservação dos recursos hídricos, a revitalização de nascentes, a promoção de práticas sustentáveis de uso da água e o enfrentamento de desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos.

Diretoria Executiva do CSBH Banabuiú (2022-2024)

Compõem a Diretoria Executiva do CSBH Banabuiú, Hilmar Sérgio Pinto da Cunha (Presidente), Francisco José Pinheiro (Vice-Presidente), Maria Rosilene Buriti Lima (Secretário-Geral) e Antônio Bastos de Lima (Secretário-Adjunto). 

Com a presença no evento, o CBH Litoral reforça o apoio mútuo entre os comitês e a colaboração essencial para o fortalecimento das ações em prol da preservação dos recursos hídricos em todo o estado do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *