O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral realizou nesta quinta-feira (14), sua 65ª Reunião Ordinária. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, reuniu 27 das 40 instituições na Câmara Municipal de Itapipoca.

Plano de Seca

O colegiado foi apresentado ao 1º Plano de Gestão Proativa de Secas da região, focado no Hidrossistema Missi. A Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Daniele Costa, explicou o trabalho executado pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos/Funcap, junto à Universidade, em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Funceme e Secretaria de Recursos Hídricos.

O trabalho visa desenvolver um plano de ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez através da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.

O documento ainda está em construção junto à Comissão Gestora do Açude Missi e o produto final deve ser levado à aprovação do CBH em fevereiro de 2024.

Vacância preenchida

Também houve o preenchimento de vaga no segmento “Usuários de Água“, com o Comitê aprovando a entrada do Sindicato dos proprietários rurais de Amontada (titular: José Lindenor dos Santos; Suplente: Ziberônio Lucas Alves).

Prestação de contas

Na oportunidade, o Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência regional da Cogerh do Litoral, Edson Braga, apresentou as ações realizadas ao longo do 2º semestre de 2023.

Logo após, a Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, Elizângela Castro, exibiu o calendário das atividades propostas para 2024, incluindo ações de capacitação, visita técnica, alocação negociada, monitoramento e preservação dos recursos hídricos e meio ambiente.

Além disso, a Gerência de Monitoramento da Cogerh, apresentou relatório com a qualidade da água dos dez açudes localizados na Bacia do Litoral.

Informes

Durante a reunião, foi informado aos novos membros sobre a capacitação voltada exclusivamente para eles, nos dias 19 e 20 de dezembro de forma virtual.

Também no dia 19 dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca receberá em Fortaleza a “Comenda Antônio Zaranza 2023”, homenagem para personalidades ou entidades que desempenharam um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Estado do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *