A Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) e sua Secretaria-Executiva se reuniram ontem (31) na Gerência Regional da Cogerh do Litoral, para avaliar prévias do encerramento da operação 2023.2 e a definição da operação 2024.1 dos açudes da Bacia.
Edson Braga, Coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh, apresentou a avaliação da operação e alocação 2023.2 e ressaltou a situação atual dos reservatórios da bacia. Além disso, falou sobre a definição da operação 2024.1 e apresentou suas classificações de criticidade.
A avaliação por parte da Diretoria foi bastante positiva, tendo em vista que dos 10 reservatórios que compõem a Bacia Hidrográfica do Litoral (BHL), em sua maioria estão com seu volume acima dos 50%, com destaques para os açudes Mundaú (Uruburetama) com 70,91%, Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral) com 70,13%, Gameleira (Itapipoca) com 68,97 e Missi (Miraíma) com 63,61%. As informações podem ser consultadas no Portal Hidrológico do Ceará (http://www.hidro.ce.gov.br/).
Além da apresentação, foram discutidas pautas importantes à diretoria que a posteriori serão apresentados e aprovados pelos membros do comitê, dia 8 de fevereiro, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca, durante a 66ª Reunião Ordinária do CBH Litoral.
Participação
Da Diretoria do CBH Litoral participaram Hamilton Viana (presidente), Antunes Magalhães (vice-presidente) e Wellington Lino (membro do CBH Litoral e representante do comitê no Fórum Cearense de CBHs).
Já da Regional do Litoral, estiveram presentes Raimundo Laranjeira (Gerente Regional), Edilene Matoso (Técnica do Núcleo de Gestão Participativa) e Kennedy Oliveira (Auxiliar Administrativo).