Nesta sexta-feira (2), o representante do comitê no Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), Wellington Lino, convidou o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos e Pesca de Itapipoca, João Fernandes, vulgo “Juquinha”, para participar da 66ª Reunião Ordinária do CBH Litoral.
Além de Wellington, a representante da Secretaria-Executiva do CBH Litoral e também Técnica do Núcleo de Gestão Participativa da Gerência Regional Cogerh Itapipoca, Edilene Matoso participou do encontro.
Na oportunidade, Wellington e Edilene abordaram algumas atividades realizadas pelo comitê ao longo dos seus 17 anos nos 13 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Litoral (BHL) e reforçaram ao Secretário que a 66ª Reunião Ordinária é o momento ideal para acompanhar os trabalhos sendo realizados nos reservatórios de Itapipoca (Gameleira, Poço Verde e Quandú). Uma das pautas apresentadas durante a reunião será o encerramento da Operação 2023.2 e Operação Emergencial 2024.1.
Por fim, Edilene pontuou alguns dos trabalhos realizados pela Gestão Participativa na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) na região Hidrográfica do Litoral (RHL) e convidou o gestor para conhecer a Gerência Regional da Cogerh, em Itapipoca.
Oportunidade
Para Wellington, a 66ª Reunião Ordinária promete ser um espaço de diálogo e colaboração entre os gestores públicos, representantes da sociedade civil e demais envolvidos na preservação e uso responsável dos recursos hídricos. “A participação ativa do Secretário Juquinha certamente enriquecerá os debates e contribuirá para o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem toda a comunidade”.
66ª Reunião Ordinária do CBH Litoral
Marcada para 8 de fevereiro, a 66ª Reunião Ordinária do CBH Litoral ocorrerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca, a partir das 9h. Dentre as pautas estão a aprovação dos relatório anual das atividades realizadas em 2023 e aprovação do relatório de capacitação e comunicação em 2023; o Prognóstico da Quadra Invernosa para 2024, a retirada dos nomes dos componentes da Junta Eleitoral para o processo de renovação do CBH Litoral e a definição dos locais das reuniões itinerantes do comitê.