Nesta quinta-feira (29), ocorreu o I Encontro Regional para a renovação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) Subsecção Itapipoca

O momento contou com a presença de cerca de 50 participantes, distribuídos nos segmentos de instituições em Usuários, Sociedade Civil, Poder Público Municipal e Poder Público Estadual/Federal, contemplando os municípios de Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Trairi, Amontada e Miraíma.

O Gerente Regional da COGERH do Litoral, Raimundo Laranjeira, falou sobre “Política Estadual dos Recursos Hídricos”, ressaltando sua cronologia, princípios, diretrizes e instrumentos de gestão. 

O gerente apresentou ainda o boletim diário dos reservatórios que compõem a Bacia, destacando que já há quatro açudes sangrando: São Pedro da Timbaúba (Miraíma), Santo Antônio de Aracatiaçu, Santa Maria de Aracatiaçu e Patos (Sobral). 

A Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da COGERH do Litoral, Elizângela Castro, e Hamilton Viana, Presidente do CBH Litoral, apresentaram sobre “Comitê de Bacia: Negociando múltiplos usos com respeito ao seu direito à água”. Ressaltaram sobre o que são os comitês de bacia e suas atribuições, e a criação e composição do CBH Litoral. 

Próximo Encontro

O 2º Encontro Regional já tem local e data marcada: 14 de março de 2024, a partir das 8h no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Acaraú (Av. José Giffoni da Silveira, 1000 – Rodagem. Acaraú/CE),

A reunião contemplará os municípios de Acaraú, Itarema e Marco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *