Nesta quarta-feira (3), ocorreu o III Encontro Regional para a renovação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral, no Auditório do Curso de Zootecnia da UVA, em Sobral.

O momento contou com a presença de 17 instituições, distribuídas nos segmentos de instituições em Usuários, Sociedade Civil, Poder Público Municipal e Poder Público Estadual/Federal, contemplando os municípios de Sobral, Trairi, Irauçuba, Forquilha e Santana do Acaraú.

O Gerente Regional da COGERH da Bacia do Litoral, Raimundo Laranjeira, falou sobre a Política Estadual dos Recursos Hídricos, ressaltando sua cronologia, princípios, diretrizes e instrumentos de gestão. 

A Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da COGERH do Litoral, Elizângela Castro, e Marcelo Barbosa, Secretário do CBH Litoral, apresentaram sobre o que são os comitês de bacia, suas atribuições,  a criação e a composição do CBH Litoral. 

Por fim, o Coordenador do Núcleo de Operação da COGERH do Litoral, Edson Braga, apresentou a situação hídrica dos reservatórios que compõem a Bacia, destacando que, dos dez, há oito açudes sangrando: São Pedro da Timbaúba e Missi (Miraíma), Santo Antônio de Aracatiaçu, Santa Maria de Aracatiaçu, Gerardo Atimbone e Patos (Sobral) e Gameleira e Quandú (Itapipoca). 

Congresso Eleitoral

O Congresso Eleitoral de renovação do CBH Litoral está marcado para o dia 16 de maio, em Itapipoca.

As instituições que compareceram a ao menos um encontro regional e estiverem com a documentação deferida pela Comissão Coordenadora de Renovação (CCR) estão aptas a concorrer à vaga no Colegiado no Congresso Eleitoral. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *