A Comissão Gestora do Açude Poço Verde, em conjunto à Secretaria-Executiva do Litoral (CBH Litoral), reuniram-se nesta quarta-feira (12), no Salão Paroquial do reservatório para tratar da intervenção de recuperação na barragem. Além deles, participaram também a Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Recursos Hídricos do Município de Itapipoca.

Na pauta, houve uma apresentação sobre a barragem Poço Verde, ministrada pela Coordenadora de Operação e Manutenção de Infraestrutura da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) , Mikaelle Duarte, sobre o Programa de Gestão de Segurança das Barragens, as anomalias existentes nos açudes, classificação das barragens em nível de estado e seus serviços de recuperação.

O Gerente Regional da Cogerh de Itapipoca, Raimundo Laranjeira, falou da importância que a colaboração da população local possui em ajudar no processo de intervenção de recuperação da barragem do açude.
“Além da Comissão Gestora, a maior interessada, todos os usuários ao redor do açude, principalmente aos que estão à jusante das intervenções, serão beneficiados com esta segurança. Por esse motivo, todos os que puderem compartilhar essas informações, conscientizando que haverá a intervenção para que assim possamos contar com a colaboração de todos”, disse o gerente.

Participação
Ao todo participaram 21 representantes das instituições: Associação dos Moradores do Poço Verde, Associação dos Pescadores do Poço Verde, Associação dos Moradores do Poço Verde, Associação dos Moradores da Gangorra, Comerciantes locais, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Recursos Hídricos do Município de Itapipoca.
Já a equipe da Gerência do Litoral, além do gerente, Raimundo Laranjeira, participou também a coordenadora, a técnica e estagiária do Núcleo de Gestão Participativa, Elizângela Castro, Edilene Matoso e Raquel Viana, respectivamente.

