Nesta quinta-feira (9), a Secretaria-Executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) se reuniu com a Gerência de Gestão Participativa (GEPAR) e com a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) em Fortaleza.
Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque alinhou com as equipes a atualização e criação das Comissões Gestoras (CGs) da bacia hidrográfica, o relatório das atividades realizadas em 2024 pelo colegiado, as ações programadas para 2025, bem como o Planejamento Estratégico do respectivo ano.
Representando a GEPAR participaram as analistas, Celineide Nascimento e Isabel Cavalcante. Já Guilherme Conrado representou a ASCOM.
Comissões Gestoras (CGs)
Conforme solicitado pelo CBH Litoral em reuniões anteriores, serão criadas em 2025 as CGs dos açudes da Região de Sobral (Patos, Gerardo Atimbone, Santo Antônio de Aracatiaçu e Santa Maria de Aracatiaçu).
Atividades Realizadas
O relatório desenvolvido pela Secretaria-Executiva do colegiado quantifica e qualifica todas as ações realizadas pelo colegiado ao longo de 2024, sendo elas: reuniões (diretoria, comitê, CGs, GTs e externas), atividades ambientais, capacitações, deliberações, comunicação, trabalho executado pela Secretaria-Executiva e o aniversário de 18 anos do CBH Litoral.
O documento será apresentado e deverá ser levado para votação do plenário durante a 70ª Reunião Ordinária do comitê marcada para o dia 12 de fevereiro em Itapipoca.
Comunicação
O jornalista Guilherme Conrado, socializou com a também jornalista, Edilene Matoso (Técnica do Núcleo de Gestão Participativa), estratégias e ações de divulgação que poderão ser veiculadas nas mídias do colegiado. Durante o encontro, foram levantadas sugestões de conteúdos que reforcem a importância da gestão participativa e da preservação dos recursos hídricos, além de ideias inovadoras para ampliar o alcance das informações ao público.
A conversa destacou a relevância de alinhar a comunicação às necessidades do comitê, garantindo uma abordagem eficaz e engajadora para 2025. As informações serão repassadas ao Grupo Técnico (GT) de Capacitação e Comunicação no dia 16 de janeiro durante a reunião.