Ocorrida no último dia 04, de forma virtual, a 57ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia da Hidrográfica do Litoral teve como pauta principal o lançamento dos trabalhos relacionados à atualização do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Litoral.
O Plano de Recursos Hídricos é um importante instrumento de planejamento e está previsto na Lei Nº 14.844/2010, que institui a Política Estadual dos Recursos Hídricos. No Ceará, os trabalhos para atualização dos Planos de Recursos Hídricos das doze regiões hidrográficas estão sendo realizados pela Cogerh por meio da Universidade Federal do Ceará (UFC), no âmbito do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, criado pela Fundação Cearense de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNCAP).
Na ocasião foi ressaltada a importância do plano dos recursos hídricos, os elementos que o compõem, a lei que consolida do plano e a relevância da participação da sociedade nesse processo. Foi discutido, também, sobre o plano de trabalho, as etapas e o cronograma de atividades.
Outro ponto de pauta da reunião foi a escolha dos membros que serão homenageados com a Comenda Antônio Zaranza. Esta é uma homenagem que os Comitês de bacias do Ceará prestam anualmente às pessoas ou instituições que contribuem de forma valorosa com a gestão dos recursos hídricos. O CBH Litoral escolheu como homenageado em 2020 o Sr. Niepson Maciel Viana (in memoriam) e para 2021 o Sr. Raimundo Wellington Lino dos Santos.
Estiveram presentes na reunião 25 instituições membros do CBH Litoral, num total de 42 participantes, destacando representantes da COGERH sede e gerência regional de Pentecoste e professores da UFC.