A gerência regional da Cogerh da Bacia do Litoral promoveu, nesta quarta-feira (18), reuniões informativas de alocação negociada dos açudes Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, Patos e Gerardo Atimbone para o 2º semestre de 2024, no Salão Paroquial de Aracatiaçu, em Sobral. 

Nas oportunidades, o técnico de Gestão Participativa da COGERH, Edecarlos Rulim, apresentou o papel da Comissão Gestora no processo de alocação dos açudes e logo após, o Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Itapipoca, Edson Braga, apresentou as classificações de criticidade dos reservatórios e também as vazões dos reservatórios que foram aprovadas pela plenária do Comitê do Litoral.

Após as considerações dos participantes, as vazões definidas dos reservatórios foram:

Santa Maria de Aracatiaçu

A vazão informada foi de 10 ℓ/s, já que abastece prioritariamente a comunidade local e sem perenização (7 ℓ/s para o abastecimento humano e 3 ℓ/s para outros usos). 

Santo Antônio de Aracatiaçu

A vazão informada foi de 40 ℓ/s com perenização (bacia hidráulica: 25 ℓ/s para o abastecimento humano SAAE Sobral e Aracatiaçu e 9 ℓ/s para demais usos. Já para a perenização serão liberados 6 ℓ/s para demais usos). 

Patos

A vazão informada foi de 10 ℓ/s, já que abastece prioritariamente a comunidade local e sem perenização (10 ℓ/s para o abastecimento humano SAAE e 5 ℓ/s demais usos). 

Gerardo Atimbone

A vazão informada foi de 12 ℓ/s, já que abastece prioritariamente a comunidade local e sem perenização (7 ℓ/s para o abastecimento humano SAAE, 5 ℓ/s para dessedentação animal, 7  ℓ/s para irrigação e outros usos). 

Volumes

Atualmente o açude Santa Maria está com o volume de 7,70 milhões de m³, que representa 93,91% da sua capacidade máxima, e o reservatório Santo Antônio de Aracatiaçu apresenta o volume de 23,19 m³ (95,26%). 

Já o açude Patos está com o volume de 6,52 milhões de m³, equivalente a 86,41% da sua capacidade máxima e o reservatório Gerardo Atimbone apresenta o volume de 5,79 milhões de m³ (94,98 %).

Participação 

Participaram do encontro representantes da Associação dos Moradores de Aracatiaçu, Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral (AGMSOL), Balneário Brisa do Açude, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Conselho Local de Saúde de Aracatiaçu, Centro de Saúde da Família, além de comerciantes locais e outras entidades.

Já da Gerência Regional do Litoral participaram os técnicos do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso e Kennedy Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *