Operações de alocação 2023.2 são definidas  para os reservatórios Patos  e Gerardo Atimbone

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria-Executiva do Comitê do Litoral promoveu a reunião  de alocação negociada dos Açudes Patos e Gerardo Atimbone, para a informação e definição da vazão dos reservatórios para o 2º semestre de 2023, no Salão Paroquial de Aracatiaçu, em Sobral.

O Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Itapipoca, Edson Braga, apresentou aos presentes as classificações de criticidade dos reservatórios e também as vazões dos reservatórios que foram aprovadas pela plenária do CBH Litoral.

No açude Patos, houve a apresentação de três cenários, sendo a  vazão deliberada e aprovada de 15 L/s com a seguinte distribuição:

  • Abastecimento humano: 10 L/s
  • Demanda difusa: 05 L/s

O reservatório tem capacidade para armazenar 7,55 milhões de metros cúbicos (m³) de água, e atualmente se encontra com 84,65% de sua reserva total. 

Já para o açude Gerardo Atimbone, de três cenários apresentados,  a  vazão deliberada e aprovada também foi de  15 L/s com a seguinte distribuição:

  • Abastecimento Humano: 06 L/s
  • Demanda Difusa: 04 L/s
  • Dessedentação animal:  05 L/s

O reservatório tem capacidade para armazenar 6,10 milhões de metros cúbicos (m³) de água, e atualmente se encontra com 94,36% de sua reserva total. 

Participação 

De Sobral, estiveram presentes a Prefeitura Municipal, Colônia de Pescadores Z-67 e Câmara Municipal. Já de Aracatiaçu, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Aracatiaçu, Centro de Saúde da Família, DNOCS, Associação Professor João Fialho, Riacho Gabriel, Comunidades de Santa Maria e Morro Branco, Conselho de Saúde, Rádio FM Cultura, Fiscal de Obra e Supervisão Ambiental.

Da Diretoria do CBH Litoral, esteve presente seu Vice-Presidente, Antunes Magalhães.

Já da Gerência Regional do Litoral, além do Coordenador do Núcleo de Operação, esteve a Técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *