Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral tiveram uma Capacitação sobre agroecologia e recursos hídricos, além dos projetos desenvolvidos na Unidade de Conservação da área de Proteção Ambiental do Estuário do rio Mundaú, nos dias 01 e 02 de setembro, no auditório do hotel dunas do Mundaú.
A solicitação sobre o tema foi consensual entre os membros do CBH Litoral que durante o primeiro semestre do corrente ano, a plenária do comitê deliberou para que essa capacitação fosse realizada entre dois municípios. Em Uruburetama, localizada a nascente do rio mundaú ou em Trairi, onde a foz do rio acontece e local onde foi realizada essa capacitação devida as melhores condições, para que os membros tivessem um melhor aproveitamento.
No primeiro dia houve a participação do técnico Amsterdam de Oliveira da Secretaria de Recursos Hídricos, onde fez uma explanação sobre outorga e os usuários outorgados nas Bacias higrográficas. Também uma apresentação sobre agroecologia e recursos hídricos, enfatizando o meio ambiente, muito bem abordado pelo palestrante da Secretaria de Meio Ambiente – Genário azevedo, que conduziu os trabalhos e a interação com a plenária. Outro momento importante da capacitação, realizado no segundo dia foi a visita em loco no estuário do rio Mundaú. Na oportunidade os membros tiveram a oportunidade de conhecer que dentro do estuário do rio Mundaú tem extensa área de mata preservada e a existência de projetos outorgados e reserva indígena.
Participaram da capacitação, 22 instituições membros do CBH Litoral, técnicos da gerencia regional de Pentecoste, representantes da diretoria e da gestão participativa da sede da Cogerh em Fortaleza.