O Grupo Técnico (GT) de Comunicação e Capacitação do CBH Litoral realizou, nesta manhã de segunda-feira (23), o último encontro do estudo da cartilha “Comunicação e Gestão de Recursos Hídricos”. A proposta é compartilhar com a plenária do comitê os ensinamentos aprendidos ao longo das quatro reuniões realizadas ao longo de setembro e outubro. 

A atividade é uma demanda do planejamento estratégico que tem suas atividades programadas até 2025.

Para Hamilton, presidente do comitê, o momento é de realização. “É com grande satisfação que celebramos o encerramento do estudo realizado pelos membros do nosso GT. Acreditamos que o conhecimento adquirido por nossa equipe fortalecerá ainda mais nossa missão de preservar e gerenciar as águas do Litoral de forma eficiente e consciente. Afinal, a comunicação é uma ferramenta fundamental para promover a conscientização e a participação da comunidade na proteção dos nossos recursos hídricos. Agradeço a todos os envolvidos por seu empenho e dedicação nesse importante trabalho”, concluiu o presidente.

Planejamento de Comunicação

A última unidade estudada teve como tema “Planejamento de Comunicação” e trouxe a importância do processo para buscar a divulgação qualitativa de um determinado assunto, de modo a incluí-lo na pauta de discussões de uma comunidade através dos meios de comunicação, mas também em outras dimensões de relacionamento com a sociedade. 

Além disso, os presentes conversaram sobre diagnóstico e análise “SWOT”, modelo originário dos estudos em administração para analisar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, chamado no Brasil de FOFA. Além disso, aprenderam a definir um plano de ação, bem como os meios utilizados para a mensuração dos resultados.

Comunicação e Gestão dos Recursos Hídricos

O projeto da cartilha “Comunicação e Gestão de Recursos Hídricos” mostra como o CBH Litoral está comprometido em envolver a comunidade na preservação e no uso sustentável dos recursos hídricos da bacia. 

A iniciativa tem o intuito de capacitar os envolvidos para que possam tomar e compartilhar decisões informadas e responsáveis relacionadas a nossos recursos hídricos.

Participação

Participaram da reunião, Hamilton Teixeira Viana (Associação Agroecológica de Itapipoca – Serra Verde), Marcelo Antônio Barbosa (Cooperativa Agropecuária do Trairi – COOPERAI), Alessandro Escócio Acácio de Sousa (Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Uruburetama), Inês Prata Girão (Secretaria de Recursos Hídricos -SRH), Keilo Teixeira (Secretaria Municipal de Educação), Hudson Damasceno Maia (EMATERCE). 

Além do GT, marcaram presença, Elizângela Castro (Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa), Edilene Rodrigues Matoso (Técnica do Núcleo de Gestão Participativa) e Maria Raquel Teixeira Viana (Estagiária do Núcleo de Gestão Participativa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *