Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral participa da 1ª Capacitação do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas

A Diretoria do Comitê do Litoral e sua Secretaria-Executiva participaram da 1ª Capacitação do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH), no município de Crato, nesta quarta-feira (17). 

Participaram o presidente, Hamilton Viana; o vice-presidente, Antunes Magalhães; Wellington Lino (membro do CBH Litoral e representante do comitê no Fórum Cearense de CBHs) e a Secretaria-Executiva, representada por Carlos Carvalho.

Programação

Pela manhã, houve a apresentação da Infraestrutura Hídrica do Estado do Ceará e do projeto de integração do Rio São Francisco (PISF), conduzida por Francisco Teixeira, colaborador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). 

Já no período da tarde, houve a visita técnica ao Cinturão de Águas do Ceará (CAC). A oportunidade permitiu aos membros da diretoria conhecer a infraestrutura local. A experiência será compartilhada com a plenária do CBH Litoral na próxima reunião, marcada para fevereiro. 

Cinturão de Águas do Ceará

Concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) encontra-se com o seu Trecho 1 em fase de implantação. São 145,3 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome, situada no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

O CAC tem por objetivo principal aduzir as vazões transpostas do Rio São Francisco e distribuir em regiões hidrográficas do Ceará.

Fonte: Secretaria dos Recursos Hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *