O Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) realizou nesta quarta-feira (8), sua 27ª Reunião Extraordinária. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, reuniu 33 instituições no Auditório do Spazzio Gordiano, no Trairi.

Na abertura, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, houve apresentação musical e logo após, Marcelo Barbosa, secretário do CBH Litoral e presidente da Cooperativa Agropecuária do Trairi (COOPERAI), apresentou a equipe, bem como a importância da COOPERAI e o trabalho realizado.

Na sequência, houve a capacitação em “Outorga e Fiscalização dos Recursos Hídricos”, conduzida por Eduardo César Barreto de Araújo e Suiane Braz Silva, ambos colaboradores da Gerência de Outorga e Fiscalização da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).
Outorga e Fiscalização dos Recursos Hídricos
Eduardo Barreto, explanou a respeito do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH), suas responsabilidades institucionais e instrumentos. Destacou o que é a Outorga de uso dos recursos hídricos, Outorga de execução de obra e exibiu o tutorial para uso na plataforma de Outorga online.

Suiane Braz explicou acerca da da Fiscalização de Uso dos Recursos Hídricos: Arcabouço Institucional, como ocorreu a linha do tempo da fiscalização no Ceará, a fundamentação legal da fiscalização e o papel das instituições, quem faz a articulação interinstitucional e como realizar o registro de denúncias.

Gotinha Nossa de Cada Água
Além da capacitação, ocorreu a entrega da cartilha “Gotinha Nossa de Cada Água”, projeto idealizado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), à Secretaria Municipal de Educação do Trairi. Ao todo, 1000 cartilhas serão trabalhadas com crianças do 4º ao 6º ano nas escolas públicas do município.

Dia da Mulher
Após a reunião, a sra. Márcia Caldas, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) falou sobre a importância do Dia Internacional da Mulher e recitou uma história sobre a valorização feminina.
“Mulheres de luta, que lutaram até hoje para que possamos votar, estarmos em posição de destaque, ganharmos igual ao homem e as que infelizmente ainda são muito descriminalizadas, mas, para todas nós eu digo: nosso valor é extremamente alto!”, diz Márcia.
Também foram feitos sorteios com as participantes no local em alusão à data.

Rio Trairi
Na sequência, os participantes foram levados ao Rio Trairi para conhecer o projeto “Não Vivo Sem Meu Rio”. O projeto visa sensibilizar e mobilizar a população e governantes locais a fim de tomarem uma atitude de revitalização dos lagamares que são catalogados como um dos maiores complexos de lagoas fluviais do Ceará.

Participantes
Além dos membros, participaram da reunião, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos (SEAGRI), Secretaria de Educação de Trairi, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Trairi (AMMAI) e as Secretarias de Agricultura dos municípios de Miraíma e Tururu.