O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral realizou nesta quarta-feira (12), sua 70ª Reunião Ordinária. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, reuniu 32 das 40 instituições na Câmara Municipal de Amontada.
Como pontos de pautas, foi discutido sobre o encerramento da operação 2024.2 dos reservatórios da bacia. Além disso, a Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) apresentou o Prognóstico Quadra Invernosa 2025.
O encontro contou também com a aprovação do relatório anual das atividades realizadas em 2024 do CBH Litoral e a atual situação das Comissões Gestoras (CG) dos reservatórios da bacia.
Encerramento da Operação 2024.2

O Coordenador do Núcleo de Operações da Cogerh do Litoral, Edson Braga, falou sobre o encerramento da operação 2024.2, em que a situação atual da bacia do litoral atualmente encontra-se com 82,52% de suas reservas hídricas totais.
Prognostico Quadra Invernosa 2024

Meire Sayuri Sakamoto, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), apresentou ao plenário o prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2025.
Para o trimestre FEV-MAR-ABR, a probabilidade é de:
35% de probabilidade para a categoria abaixo da normal
45% de probabilidade para a categoria em torno da normal
20% de probabilidade para a categoria acima da normal
Atividades Realizadas em 2024 do CBH Litoral

Victor Albuquerque, Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh do Litoral, exibiu o relatório anual das atividades realizadas em 2024, e ressaltou a quantidade de reuniões realizadas pelo comitê (ordinárias e extraordinárias, de diretoria, alocações negociadas de água, comissões gestoras, grupos técnicos e externas), as capacitações, os projetos específicos, as ações ambientais e o trabalho desenvolvido pela Secretaria-Executiva.
Comissões Gestoras

Edecarlos Rulim, da Gerência de Gestão Participativa (GEPAR) da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), apresentou a atual situação das Comissões Gestoras (CG) dos reservatórios monitorados pela companhia.
Na oportunidade, Edecarlos, explicou aos membros do comitê quais CGs precisavam ser renovadas, readequadas ou criadas. Após o diálogo, o colegiado definiu um calendário de prioridade de atualização baseado na sua operacionalização do reservatório:
1º Poço Verde (Itapipoca) – RENOVAÇÃO
2º Quandú (Itapipoca) – READEQUAÇÃO
3º Mundaú (Uruburetama e Tururu) – READEQUAÇÃO
4º Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral) – CRIAÇÃO
5º Santa Maria de Aratiaçu (Sobral) – CRIAÇÃO
6º Patos (Sobral) – CRIAÇÃO
7º Missi (Amontada) – READEQUAÇÃO
8º Gameleira (Itapipoca) – RENOVAÇÃO
9º Gerardo Atimbone (Sobral) – CRIAÇÃO
10º São Pedro da Timbaúba (Miraíma) – READEQUAÇÃO
A nova composição das CG deverá ser 40% usuários de água, 40% sociedade civil e 20% poder público. A Secretaria-Executiva do CBH Litoral deverá iniciar essa atualização a partir de março.