Nesta terça-feira (27), o Comitê do Litoral, junto à sua Secretaria-Executiva, promoveram a reunião de alocação negociada do Açude São Pedro da Timbaúba, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Miraíma, para definir a quantidade de água do reservatório que será distribuída no 2º semestre de 2023.
O açude tem capacidade para armazenar 15,77 milhões de metros cúbicos (m³) de água, sendo fundamental para a garantia de abastecimento da região de Miraíma. Atualmente, se encontra com 15,13 milhões de m³, equivalente a 95,98% de sua reserva total.
O Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Itapipoca, Edson Braga, apresentou à CG as classificações de criticidade do reservatório e a vazão de 90 L/s foi aprovada pela plenária, que será destinada ao abastecimento humano, irrigação e dessedentação animal.
O momento é de suma importância para que a água seja distribuída de forma justa e equilibrada, levando em consideração as necessidades de todos os usuários e o uso legal dos recursos hídricos.
Participação
Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraíma, Associação de moradores do Missi, Associação de moradores da Barra do Garrote, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Câmara Municipal de Miraíma, CAGECE e EMATERCE.
Já da Gerência Regional do Litoral, esteve presente Elizângela Castro, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa e a Técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso.