Nesta quinta-feira (18), a Comissão Gestora do açude Quandú, junto à regional da Cogerh da Bacia Litoral, definiram a vazão do respectivo reservatório para 2024.2. O encontro ocorreu no Salão Paroquial do açude Quandú e contou com a presença de representantes locais. 

Durante a reunião, o coordenador do Núcleo de Operação da regional, Edson Braga, explicou sobre o papel da Comissão Gestora no processo de alocação dos recursos hídricos e apresentou as classificações de criticidade do reservatório.

A vazão média aprovada pela plenária, até janeiro de 2025, foi de 45 ℓ/s. A distribuição da água ficou definida da seguinte maneira: 

Da bacia hidráulica (35 ℓ/s): 29 ℓ/s destinados ao abastecimento humano, incluindo a CAGECE (Itapipoca) e SISAR (Itapipoca-Assunção), além de 6 ℓ/s para uso em irrigação e outras finalidades.

Perenização (10 ℓ/s): 5 ℓ/s abastecimento humano do trecho, 2 ℓ/s para irrigação e 3 ℓ/s para dessedentação animal e outros usos. 

Atualmente o açude Quandú está com o volume de 2,45 milhões de m³, que representa 100% da sua capacidade máxima.

Participação

A reunião contou com a participação ativa de diversos segmentos da comunidade local, incluindo comerciantes, moradores, representantes das associações Comunitária de Patos e Comunitária do Quandú, Escola Maria Mesquita, Escola Menino Deus, Defesa Civil de Itapipoca, 6ª Área Descentralizada de Saúde de Itapipoca (COADS/SRFOR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e Prefeitura Municipal de Itapipoca.

Da Gerência Regional do Litoral, também esteve presente o técnico do Núcleo de Gestão, Carlos Carvalho, e o estagiário do Núcleo de Operação, Caio Mairan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *