O Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) participou nos dias 19 e 20 de dezembro da 1ª Reunião Extraordinária do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. O evento, que contou com a presença da Diretoria do Comitê e sua Secretaria-Executiva, também reuniu personalidades da gestão dos recursos hídricos e meio ambiente do Ceará.
O encontro, último do ano, trouxe discussões pertinentes para essa reta final de 2024. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), abordou o Projeto Sertões e prognóstico para a quadra chuvosa em 2024 , já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), falou sobre ações para evitar o desperdício da água, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), atualizou os presentes sobre o andamento do recursos PROCOMITÊS e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) falou acerca do projeto Reecatingando.
Participação
Na oportunidade, o CBH Litoral representado por seu presidente, Hamilton Viana, o secretário, Marcelo Antônio Barbosa e o Secretário Adjunto do Fórum, Wellington Lino,, propuseram discussões importantes sobre a Região Hidrográfica do Litoral (RHL).
Durante a pauta do Plano de Recursos Hídricos, Marcelo sugeriu a construção da Barragem Trairi e Hamilton fez um resumo das atividades realizadas pelo comitê no último trimestre do ano. Além da diretoria, a Coordenadora de Gestão Participativa e representante da Secretaria-Executiva do CBH Litoral, Elizângela Castro também esteve presente.
Comenda Antônio Ribeiro Zaranza
O destaque da 1ª Reunião Extraordinária do FCCBH se deu com a entrega da Comenda Antônio Ribeiro Zaranza 2022, homenagem que reconhece a participação ativa da entidade nas causas ambientais. No CBH Litoral, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de ltapipoca (STRAAF Itapipoca), representado por sua titular, Rita de Sousa Forte, foi quem recebeu a comenda, reforçando o trabalho realizado pela instituição.
O ex-presidente do CBH Litoral, Vicente Barbosa Soares também foi homenageado, porém, Hamilton recebeu a homenagem em seu nome.
Homenageados
Além do Litoral, outras entidades também foram agraciadas com a Comenda Antônio Zaranza 2022:
- Hypérides Macedo, ex-Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará e do Planejamento e ex-Secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional;
- Francisco Fernandes, homenageado pelo Comitê da sub-bacia do Salgado, representado pelo presidente do colegiado, Wyldevânio Vieira;
- Erivan Anastácio, homenageado pelo Comitê da sub-bacia do Alto Jaguaribe;
- Joseane Silveira, homenageada pelo Comitê da sub-bacia do Médio Jaguaribe;
- Pedro Miguel do Nascimento, homenageado pelo Comitê da sub-bacia do Baixo Jaguaribe;
- Sérgio Girão, homenageado pelo Comitê da sub-bacia do Banabuiú;
- Claudia Bezerra, homenageada pelo Comitê das Bacias Metropolitanas de Fortaleza;
- Marcos Antonio Monteiro, homenageado pelo Comitê do Coreaú;
- Meiry Sakamoto, homenageada pelo Comitê do Acaraú;
- Lusmar Fontenele, homenageado pelo Comitê da Serra da Ibiapaba;
- Wanderley Marques, homenageado pelo Comitê dos Sertões de Crateús, representado pelo presidente do colegiado, Teobaldo Marques;
- Daniel Gomes, homenageado pelo Comitê do Curu.
Ao final do encontro, todos os 12 Comitês tiveram espaço para apresentar suas atividades realizadas em 2023 e compartilharam seus votos para um ano de 2024 de fortalecimento da gestão de recursos hídricos do Ceará.






