Nesta Quarta-Feira (10), o Comitê do Litoral, junto à sua Secretaria-Executiva, promoveram a reunião de reativação da Comissão Gestora do Açude Quandú, para o mandato 2023-26, no Salão Paroquial do reservatório, em Itapipoca, para fortalecer a gestão e a preservação desse importante recurso hídrico da região.
Na ocasião, houve apresentação sobre as Comissões Gestoras, ministrada pela Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh de Itapipoca e representante da Secretaria-Executiva, Elizângela Castro. Ela falou sobre o que são as Comissões, onde funcionam, quais são suas atribuições, quem são os participantes e suas etapas mínimas para formação.
Durante a reunião, também foram discutidos diversos pontos relevantes para a gestão do açude, como sua avaliação da situação atual, a qualidade da água, os desafios enfrentados e a definição de metas e objetivos para a comissão gestora.
A nova composição da Comissão Gestora do Açude Quandú é a seguinte:
Usuários: Raimundo Adriano Alves Pinto (SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural), Carlos André Braz Silva (CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Itapipoca), José Moisés Melo, José Waldenys de Sousa Melo, José Nalbert da Silva Araújo e Francisco Pinto Alves (AGIR).
Associações: José Matias da Silva (Associação da Igreja Patos), Francisco de Assis de Oliveira Sousa (Associação Comunitária do Quandú).
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca: José Adailton Araújo.
Poder Público: Cláudio Brito da Silva (Defesa Civil) e José Carlos Ferreira Rogério (Câmara Municipal de Itapipoca).
A reativação da Comissão Gestora do Açude Quandú representa um passo significativo para a melhoria da gestão hídrica local e a promoção do desenvolvimento sustentável da região, bem como o engajamento dos interessados na proteção do reservatório.
Atualmente, o reservatório está sangrando e abastece as seguintes comunidades: Mocambo de Cima e Mocambo de Baixo, Patos, Pedra, Quandú, Matinhas, Malhada e o distrito de Assunção.
Da Gerência Regional da Cogerh de Itapipoca participaram, além de Elizângela Castro, Edson Braga Veras Neto (Coordenador do Núcleo de Operação) Edilene Rodrigues Matoso (Técnica do Núcleo de Gestão Participativa) e Maria Raquel Teixeira Viana (Estagiária do Núcleo de Gestão Participativa)..
Após a reativação, todos os membros definiram que, conforme a participação da comunidade, o grupo está aberto para a inclusão de mais participantes à Comissão.