O Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) reativou nesta quarta-feira (5) a Comissão Gestora do Açude Missi, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Amontada, em reunião informativa de alocação do reservatório que será distribuída no 2º semestre de 2023. A CG foi criada em 2012 e desde então estava desativada.
Na ocasião, houve apresentação sobre as Comissões Gestoras, ministrada pela Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh de Itapipoca e representante da Secretaria-Executiva, Elizângela Castro. Ela falou sobre o que são as Comissões, onde funcionam, quais são suas atribuições, quem são os participantes e suas etapas mínimas para formação.
A nova composição da Comissão Gestora do Açude Missi é a seguinte:
Usuários: Merisberto Barros ( Santa Rosa – Amontada), Vilemar Marinho e Francisco Moura (Fazenda Missi – Amontada), Mateus Brito (Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Amontada) e Francijane Domingues (AGIR).
Poder Público: Cláudio Teles e Arnaldo Paiva (Secretaria de Agricultura e da Pesca – Amontada) e Marcos Sales (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).
Sociedade Civil: Noé Teixeira (Associação Santo Aleixo – Amontada), Lidenor Santos (Associação Proprietários Rurais – Amontada) e Leandro Sousa (Cabatã – Amontada).
A reativação da Comissão Gestora do Açude Missi representa uma melhoria da gestão hídrica local e a promoção do desenvolvimento sustentável da região, bem como o engajamento dos interessados na proteção da barragem.
Atualmente, o reservatório abastece a sede do município de Irauçuba, distrito e comunidades rurais de Miraíma e sede e comunidades rurais de Amontada.