A Comissão Gestora do açude Gameleira aprovou a alocação do reservatório durante reunião realizada nesta quarta-feira (3), na Igreja Católica da comunidade do Purão, em Trairi. O encontro, organizado pelo Comitê do Litoral em conjunto com sua Secretaria-Executiva, teve como objetivo definir a distribuição da água armazenada para o segundo semestre de 2024.

O açude Gameleira está atualmente com o volume de 27,67 milhões de m³ que representa 99,10% da sua capacidade máxima, sendo fundamental para a garantia de abastecimento da região itapipoquense.

Na reunião, a técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso, apresentou o papel da Comissão Gestora no processo de alocação dos açudes e o Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Itapipoca, Edson Braga, apresentou as avaliações de criticidade do reservatório e a vazão alocada de 225 ℓ/s, aprovada pela plenária

A distribuição foi definida da seguinte forma: 175 ℓ/s para o abastecimento humano CAGECE (Itapipoca e Barrento) e SISAR (Agrovila, Purão e Feijão). Além disso, da vazão de perenização 20 ℓ/s serão usados para abastecimento humano do trecho, 10 ℓ/s para irrigação, 10 ℓ/s para dessedentação animal, 5 ℓ/s para piscicultura e 5 ℓ/s para demais usos. 

Ao término da reunião, foi acordado que a distribuição da água será realizada de maneira equitativa, levando em consideração as necessidades individuais e promovendo o uso racional dos recursos hídricos.

Participação

Estiveram presentes na reunião representantes importantes das associações das comunidades do Purão, São Tomé, Barrento, Gameleira, Sangrada, Forquilha, Lagoa do Feijão, Carro Quebrado, Agrovila e Purão Carás. Além deles participaram também a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE – Itapipoca) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapipoca.

Já da Gerência Regional do Litoral, também participou o estagiário do Núcleo de Operação, Caio Mairan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *