O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), representado por seu secretário, Wellington Santos e Erandir Martins, participou da 4ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas que ocorreu nesta terça (16) e quarta-feira (17), em Fortaleza. 

Durante o evento, foram homenageadas pessoas que desempenharam um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Estado do Ceará, recebendo a prestigiada Comenda Antônio Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará.

A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Fernando Santana, e do Presidente da Cogerh, Yuri Castro, que ressaltaram a importância do evento para a discussão e o planejamento das ações relacionadas aos recursos hídricos no Estado. O Superintendente da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), Marco Bica, também esteve presente, reforçando o compromisso do órgão com a gestão adequada e sustentável dos recursos hídricos.

Comenda Zaranza

Os escolhidos foram indicados pelos integrantes dos comitês de cada bacia hidrográfica em assembleia geral realizada previamente. A homenagem é feita anualmente e destinada a personalidades escolhidas pelos membros dos colegiados como importantes na discussão sobre recursos hídricos.

Na oportunidade, Raimundo Sales, presidente do CBH Litoral no FCCBH, falou sobre a gratidão em fazer parte do respectivo comitê: “É uma honra ter sido escolhido por esse colegiado composto por 40 entidades representando 13 municípios. Vamos continuar o trabalho”, ressaltou o agraciado referente ao ano de 2025   

Além de Sales, quem também recebeu a comenda relativa ao ano de 2024 0 foi o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR) do Quandú, Francisco Pinto, que trabalha na construção do reservatório desde 1994. 

Reuso da água 

Na quarta-feira (17), os participantes do Fórum Cearense participaram de uma visita técnica à unidade da Coca-Cola. Na oportunidade foram destacadas as práticas sustentáveis adotadas pela empresa no uso e reúso de água ao longo de todo o processo produtivo. 

Durante a atividade, foi possível conhecer os sistemas de captação e controle de qualidade, as tecnologias que reduzem o consumo hídrico e o funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes, onde a água utilizada é tratada e parcialmente reutilizada em atividades internas, como limpeza e resfriamento. 

A empresa também reforçou seu compromisso com a eficiência hídrica e a preservação ambiental, buscando continuamente reduzir o volume de água por litro de bebida produzida.

Participação

Além dos membros do CBH Litoral, o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque e a técnica do respectivo núcleo, Edilene Matoso marcaram presença no FCCBH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *