Nesta quinta-feira (8), a Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) esteve reunida com a sua secretaria-executiva para dialogar sobre a organização de visita técnica, o minicurso “Controle Biológico da Cryptostegia Madagascariensis (Unha do Diabo)”, os encaminhamentos das reuniões de avaliação da operação 2024.2 dos açudes da região de sobral e a apresentação das atividades programadas para 2026. O encontro ocorreu na Gerência Regional da Cogerh do Litoral, em Itapipoca.

Na oportunidade, surgiu uma pauta extra a pedido do professor Jorge Souza, responsável pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Ele propôs uma parceria com o colegiado, tendo em vista a importância da água para as práticas educacionais de forma sustentável. De acordo com Jorge, a entidade deseja promover cursos, divulgar grupos de estudos internos e agregar essas formações aos membros do comitê.
O Presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales, ressaltou a importância da mobilização da universidade nessas pautas emergenciais, referente a carência das práticas agroecológicas e os impactos que são visualizados nas mudanças climáticas.
Controle Biológico da Unha do Diabo
A Diretoria alinhou os últimos detalhes para o minicurso que será realizado no dia 22 de maio (quinta-feira), a partir das 14h, na Coordenadoria Regional de Educação de Itapipoca (CREDE – 2). O evento é aberto ao público e será ministrado pelo Ph.D,em Botânica, Robert Weingart Barreto, sobre Unha do Diabo, espécie invasora que tem se multiplicado nos açudes e causado desequilíbrio na mata ciliar.
Reuniões de avaliação da operação 2024.2 dos açudes da região de Sobral
A Secretaria-Executiva (Cogerh) informou as demandas dos representantes das localidades abastecidas pelos açudes Patos, Gerardo Atimbone, Santa Maria de Aracatiaçu e Santo Antônio de Aracatiaçu.
A ideia é dar retorno aos pedidos e sinalizar alguma delas ao Secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana em sua visita à Itapipoca, marcada para o dia 16 de maio (sexta-feira), durante o Encontro do Sistema dos Recursos Hídricos com o Comitê da Bacia do Litoral.
Atividades programadas para 2026

Por fim, a Diretoria aprovou o calendário das ações para 2026. A proposta é antecipar as atividades e antecipar possíveis imprevistos. Na próxima reunião do colegiado marcada para junho, a programação será apresentada pela secretaria-executiva do CBH Litoral.
Participação
Da Diretoria do colegiado, além do presidente, estiveram presentes a vice, Fabiana Castro, e o secretário, Wellington Santos. Já da Secretaria-Executiva participaram, o Gerente Regional, Raimundo Laranjeira, o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, a técnica, Edilene Matoso e a estagiária, Fernanda Yasmin.