A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), reuniu-se nesta terça-feira (22) com a sua secretaria-executiva para alinhar demandas do colegiado. O encontro ocorreu de forma híbrida e contou com os principais temas: definição de pauta e local para a realização da 35ª Reunião Extraordinária, apresentação de relatório e andamento da renovação do açude Poço Verde e sugestões de nomes para as homenagens “Comenda Zaranza 2025” e “Amigo das Águas 2025”.

Na oportunidade, o Coordenador de Gestão Participativa da regional da Cogerh, Victor Albuquerque, acompanhado de Edson Braga, Coordenador do Núcleo de Operações, também apresentaram os encaminhamentos das alocações negociadas dos dez reservatórios monitorados pela gerência.

35ª Reunião Extraordinária

Reforçando a proposta das reuniões itinerantes, a diretoria considerou o levantamento apresentado pela Secretaria-Executiva dos municípios que ainda não tinham recepcionado os encontros do Comitê desde 2023. Na oportunidade, a cidade de Acaraú foi a escolhida e deverá sediar a 35ª Reunião Extraordinária, em agosto. 

Sobre a pauta, haverá a apresentação dos resultados obtidos no diagnóstico da Comissão Gestora do açude Poço Verde, bem como a homologação da CG. E a capacitação sobre “Poluição dos Recursos Hídricos por Agrotóxicos”, ministrado pelo Prof. Jorge Souza da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Homenagens

Sobre as homenagens “Comenda Zaranza 2025” e “Amigo das Águas 2025”, a diretoria sugeriu alguns nomes que, caso aprovados pelo CBH Litoral, serão homologados durante a próxima reunião (35ª Reunião Extraordinária).

Ainda na oportunidade, Wellington Santos, representante da 6ª Área Descentralizada de Saúde de Itapipoca (COADS/SRFOR), recebeu a placa de assiduidade 2024. A ação representa o compromisso da entidade em participar de todas as reuniões do colegiado no ano passado. 

Participação 

Além dos coordenadores, participaram da Gerência Regional o Gerente, Raimundo Laranjeira, o Coordenador do Núcleo de Operações, Edson Braga, o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, bem como a técnica do respectivo setor, Edilene Matoso e a estagiária Fernanda Yasmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *