O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral realizou nesta quinta-feira (08), sua 66ª Reunião Ordinária. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, reuniu 39 das 40 instituições no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca.

Como pontos de pautas, foi discutido sobre o encerramento da operação 2023.2 e definição da operação 2024.1 dos reservatórios da bacia. Além disso, a Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) apresentou o Prognóstico Quadra Invernosa 2024.

O encontro contou também com a aprovação do relatório anual das atividades realizadas em 2023, bem como o relatório de comunicação e a retirada da Junta Eleitoral para o processo de renovação do CBH Litoral.

Encerramento da Operação 2023.2 e Operação Emergencial 2024.1

O Coordenador do Núcleo de Operações, Edson Braga, falou sobre o encerramento da operação 2023.2, em que a situação atual da bacia do litoral atualmente encontra-se com 58,56% de suas reservas hídricas totais. 

Referente a operação emergencial 2024.1, foram apresentadas as seguintes vazões aprovadas pelo colegiado: 

Edson Braga também mostrou ao plenário as atividades executadas pelo núcleo de operação ao longo de 2023, acompanhamento dos trechos perenizados, correção de anomalias, manutenção do açude poço verde, as medições de vazão, batimetrias, fiscalizações, treinamento dos AGIRs, 

Prognostico Quadra Invernosa 2024

Bruno Dias, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), apresentou ao plenário o prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2024. 

Para o trimestre FEV-MAR-ABR, a probabilidade é de:

  • 45% de probabilidade para a categoria abaixo da normal
  • 40% de probabilidade para a categoria em torno da normal
  • 15% de probabilidade para a categoria acima da normal

Relatórios das Atividades Realizadas em 2023 do CBH Litoral e do Grupo Técnico de Capacitação e Comunicação

Elizângela Castro, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh do Litoral, exibiu o relatório anual das atividades realizadas em 2023, e ressaltou a quantidade de reuniões realizadas pelo CBH Litoral (Ordinárias e Extraordinárias, Reuniões da Diretoria, os Eventos e Reuniões Externas, Capacitações, as Alocações Negociadas de Água, Comissões Internas, Projetos Específicos, Ações do Dia da Água e da Árvore e Semana do Meio Ambiente e os Relatórios Técnicos.

A Coordenadora apresentou na sequência o relatório de capacitação e comunicação de 2023: o planejamento estratégico e suas ações e atividades realizadas, ações extraplanejamento, reuniões do grupo, cobertura de eventos e entrevistas concedidas. 

Retirada da Junta Eleitoral para o processo de renovação do CBH Litoral

Edecarlos Rulim, Técnico da Gerência de Gestão Participativa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), apresentou ao plenário a proposta de regimento de funcionamento do congresso de renovação do CBH Litoral, para mandato dos membros de 2024 a 2027.

Posteriormente, os seguintes membros do colegiado se disponibilizaram a participar da Junta Eleitoral:

  1. Raimundo Wellington Lino dos Santos (poder público estadual/federal)
  2. Rita de Sousa Forte (sociedade civil)
  3. Erandir Cruz Martins (usuários de água)
  4. Raimundo Filho dos Santos (poder público municipal) 

Informes

Hamilton Viana, presidente do CBH Litoral, falou ao plenário sobre suas experiências na 1ª Capacitação do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH).

Elizângela Castro, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, explicou que dia 19/02 acontecerá a 1ª Reunião com a Junta Eleitoral do CBH Litoral.

Edson Braga, Coordenador do Núcleo de Operação comunicou que serão realizadas ações de revitalização no açude Santo Antônio de Aracatiaçu.

Inês Prata, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), falou sobre os resultados da Cartilha “A Gotinha Nossa de Cada Água” nos municípios da Bacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *