Nesta quinta-feira (27), a equipe da Regional da Cogerh da Bacia do Litoral esteve no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Miraíma para realizar a reunião de acompanhamento da operação 2025.2 do açude São Pedro da Timbaúba. O encontro contou com membros do CBH Litoral e da comunidade para debater o atual cenário hídrico e alinhar estratégias para o uso eficiente dos recursos disponíveis no reservatório.
Durante a reunião, Edson Braga, Coordenador do Núcleo de Operações da Regional, apresentou dados referentes ao acompanhamento do açude São Pedro da Timbaúba, ressaltando os cenários da alocação negociada de água aprovada em julho deste ano.
De acordo com o relatório exibido, foi constatado que, em outubro, o manancial teve um saldo positivo em comparação à simulação realizada, resultando em 2.123.460 m³ de água adicionais em seu volume.
O São Pedro da Timbaúba atualmente está com 10,90 milhões de m³, equivalente a 69,15% da capacidade total, e teve sua vazão de 88 ℓ/s deliberadas da seguinte forma:
Captação direta do açude (38 ℓ/s):
- Cagece (Miraíma): 20 ℓ/s
- Psicultura: 8 ℓ/s
- Irrigação e outros usos: 10 ℓ/s
Perenização (50 ℓ/s):
- Abastecimento humano: 35 ℓ/s
- Consumo animal: 10 ℓ/s
- Irrigação e outros usos: 5 ℓ/s
Encaminhamento
O Presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales propôs que a Comissão Gestora encaminhe à prefeitura do município de Miraíma um pedido por melhorias na coleta de lixo na área do açude e pela criação de uma campanha permanente de educação ambiental para as famílias do entorno.
Para que a iniciativa aconteça, ele sugeriu envolver Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Jovens Ambientais (AJAs) nas ações de conscientização de porta em porta.
Participação
Representando a Secretaria-Executiva do CBH Litoral participou o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque e o técnico do Núcleo de Operação, José Paulo Soares.




