Nesta terça-feira (4), o Comitê do Litoral, junto à sua Secretaria-Executiva, promoveram a reunião de alocação negociada do Açude Mundaú com sua Comissão Gestora, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Uruburetama (SDR), para definição de quantidade de água do reservatório que será distribuída no 2º semestre de 2023.

O açude tem capacidade para armazenar 21,30 milhões de metros cúbicos (m³) de água, e atualmente se encontra com 99,66% de sua reserva total.
O Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Itapipoca, Edson Braga, apresentou aos presentes as classificações de criticidade do reservatório e a vazão de 280 L/s foi aprovada pela plenária.


A vazão será destinada ao abastecimento humano, irrigação, dessedentação animal e piscicultura.
As reuniões de alocação são essenciais para que os recursos hídricos sejam distribuídos de forma integrada, sustentável, justa e equilibrada, levando em consideração as necessidades de todos os usuários e o uso legal dos reservatórios.


Como encaminhamento, a Secretaria-Executiva compartilhará modelo de diagnóstico para apurar o uso da água na região de Uruburetama e Tururu.
Participação
Estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Associação do Sítio Baixa Grande e Defesa Civil do município de Uruburetama.
Do município de Tururu, estiveram presentes representantes do Gabinete da Prefeitura, Associação de Moradores Gavião, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e EMATERCE.
Já da Gerência Regional do Litoral, esteve presente Elizângela Castro, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa e a Técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso.


