Comissão Gestora do açude Gameleira aprova operação de alocação de água para 2025.2  do reservatório 

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional da Bacia do Litoral, promoveu nesta quinta-feira (04) a Reunião de Alocação Negociada de Água do açude Gameleira, em Trairi. O encontro foi realizado no Salão Paroquial do Purão e reuniu atores sociais que têm relação direta com o uso da água do reservatório.

O encontro teve como objetivo principal construir de forma participativa, as diretrizes de operação do açude para o segundo semestre de 2025. A proposta da Cogerh é garantir a distribuição da água bruta, conciliando as necessidades da população com a disponibilidade hídrica.

Durante o evento, o coordenador da Gestão Participativa da Cogerh, Victor Albuquerque, destacou o papel estratégico da Comissão Gestora do açude na condução do processo de alocação de água.

A apresentação dos cenários de operações foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Operação da Gerência de Itapipoca, Edson Braga, que detalhou os cenários propostos para operações de 2025.2 do reservatório, abordando as classificações de criticidade hídrica. Após as explanações técnicas e o diálogo com os usuários, foi definida a vazão por meio de votação, sendo aprovada por maioria  a vazão de 225 litros por segundo (ℓ/s) para o açude Gameleira no período 2025.2.

Atualmente, o reservatório acumula 27,86 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 99,78% da sua capacidade total.

Participação 

A Secretaria-Executiva participaram o coordenador de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, e o coordenador do Núcleo de  Operações, Edson Braga, e a técnica do Núcleo de Gestão, Edilene Matoso, e a estagiária Fernanda Yasmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *