Nesta segunda (25) e terça-feira (26), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) marcou presença no I Seminário Secas, Sociedades, Políticas Públicas e Adaptação ao Clima, realizado no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), em Fortaleza.

O evento teve como tema central a Estratégia de Gestão Proativa de Secas em Sistemas Hídricos: Experiência do Ceará, reunindo pesquisadores, gestores e representantes de instituições públicas para debater metodologias e experiências de enfrentamento das secas no Estado.
O CBH Litoral foi representado pelo secretário do colegiado, Wellington Santos, que participou da ação junto da secretaria-executiva, composta pelo coordenador de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, e pelos técnicos Edilene Matoso e Carlos Carvalho.
Durante o seminário, os participantes puderam acompanhar mesas de discussão, relatos de experiências dos Planos de Gestão Proativa de Seca em diversos hidrossistemas do Ceará, além da apresentação de ferramentas de apoio à decisão para o planejamento hídrico.

Da região do Litoral, foram apresentadas as metodologias de trabalho para criação dos planos de secas dos reservatórios Missi, que abastece os municípios de Amontada, Miraíma e Irauçuba, e do Mundaú, que por sua vez abastece os municípios de Uruburetama e Tururu.
Para Wellington, a troca de experiências foi riquíssima: “parabenizo a realização do seminário, pois foi uma iniciativa fundamental para fortalecer o debate sobre os desafios que as mudanças climáticas impõem às nossas comunidades. Eventos como este contribuem para ampliar o diálogo entre ciência, gestão pública e sociedade civil, promovendo soluções colaborativas e sustentáveis”.
Plano de Secas
O projeto desenvolveu um plano de ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez através da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais visando aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.

É executado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), e está abrigado institucionalmente na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, por meio do Projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.

