Nesta quinta-feira (27), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) participou do mutirão de limpeza às margens do açude Gameleira, localizado entre os municípios de Trairi e Itapipoca. A iniciativa realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca (IMMI) teve como foco a retirada de resíduos sólidos acumulados na parede e no entorno do açude que prejudicam a mata ciliar.
A ação coletiva e educativa contou com a presença de Célio dos Santos, representante da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade de Purão (ADESCP) e membro da Comissão Gestora do açude Gameleira. Além dele, estiveram presentes os técnicos do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso e Gabriel Filho, além da estagiária Fernanda Yasmin.
De acordo com Carolina Oliveira, superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos do Litoral Oeste, a integração com a comunidade é importante. “A iniciativa reforça a atuação integrada entre governo, sociedade civil e comunidades tradicionais na defesa do meio ambiente, por isso é importante a participação de todos(as)!”, explicou.
Recuperação Ambiental
O objetivo principal da atividade foi promover a recuperação ambiental da mata ciliar do açude Gameleira, além de estimular a adoção de práticas sustentáveis por parte da população local, com foco na conservação dos recursos naturais.



