Na última sexta-feira (19), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) participou de uma importante ação de limpeza nos manguezais e Zona Costeira da Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, localizada no município de Itapipoca (CE). A iniciativa teve como foco a retirada de resíduos sólidos acumulados em uma das áreas mais sensíveis e importantes para a biodiversidade costeira.

O CBH Litoral esteve representado por Fabiana Castro (Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca – CITI), Hudson Damasceno Maia (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce Itapipoca) e Limário Praciano (Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA). A ação teve caráter coletivo e educativo, envolvendo membros da comunidade Tremembé, lideranças locais e voluntários.

O objetivo principal da atividade foi promover a recuperação ambiental dos manguezais e estimular a adoção de práticas sustentáveis por parte das populações locais, com foco na conservação dos recursos naturais e na valorização dos saberes tradicionais.

Projeto Floresta de Alimentos

A mobilização faz parte do Projeto Floresta de Alimentos, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) e a Diaconia, com financiamento da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Além das lideranças indígenas e instituições locais, também estiveram presentes na ação o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, a técnica do núcleo, Edilene Matoso, e a estagiária do Núcleo de Operações, Gabriela Mesquita, reforçando a importância da atuação integrada entre governo, sociedade civil e comunidades tradicionais na defesa do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *