Na sexta-feira (14), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), representado pelo Secretário, Wellington Santos, participou da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, em Iparana (Caucaia). A ação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), teve como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” e se estendeu até o dia seguinte.

Na oportunidade, foram debatidos cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática e governança e educação ambiental. Ao final da estadual, foram eleitos 50 delegados e elaboradas 50 propostas que serão discutidas na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em maio, em Brasília.

Programação

O primeiro dia contou com apresentação artística, além do Lançamento dos produtos do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente. São eles: Plano de Ações de Contingência para o Derramamento de Óleo; Plano de Ações de Contingência para Riscos Associados a Ambientes de Falésias e Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira. O Ceará é o único Estado do Brasil que possui esses planos.

 Além disso, foram organizados os Grupos de Trabalho (GT) por eixos temáticos, distribuídos em diferentes salas e auditórios.

Já no dia seguinte, aconteceu a sessão para leitura e defesa das propostas e apresentação das candidaturas e eleição de delegados.

Conferência Nacional do Meio Ambiente

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.

Toda a mobilização e os debates podem ser acompanhados pela Plataforma Brasil Participativo, ferramenta que garante a transparência e o engajamento da população em todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *