Nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), o CBH Litoral participou da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) de 2026, realizada no município de Quixeramobim. O encontro reuniu representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará e teve como objetivo promover o diálogo, o alinhamento institucional e o fortalecimento da gestão participativa dos recursos hídricos no Estado.
Visita Técnica

A programação teve início com uma visita técnica ao Projeto Malha D’Água, localizado no município de Banabuiú, cujo investimento gira em torno de R$ 600 milhões (com recursos do Governo do Ceará e Banco Mundial) com cerca de 688 km de tubulações (entre adutoras principais e ramais).
A obra pode abastecer 9 sedes municipais e 38 sedes distritais. Entre os municípios atendidos estão: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca.

Na sequência, foi realizada a abertura oficial, que contou com a presença do representante da Funceme, Francisco Júnior, que apresentou o prognóstico da quadra invernosa no primeiro trimestre para o Estado do Ceará.
Para Wellington Santos, secretário do CBH Litoral, a participação reforça o compromisso do comitê com o fortalecimento da gestão integrada e participativa das águas, com a articulação institucional no âmbito do Sistema de Recursos Hídricos do Ceará
Estação Ferroviária da Rede Viação Cearense (RVC)

Durante as atividades, os CBHs conheceram a Estação Ferroviária da Rede Viação Cearense (RVC), o Memorial Comendador Garcia e a Exposição “Sonho Secular: 66 Anos da Construção da Barragem de Quixeramobim” monumentos que comprovam a riqueza cultural do município.
Discussões

No 2º dia de reunião, os participantes acompanharam apresentações sobre a instalação do Porto Seco em Quixeramobim, a Mina de Itataiae ações desenvolvidas pela Gerência Regional da Cogerh da região do Banabuiú .
Participação
Além do Secretário do CBH Litoral, Wellington Santos, a secretária-executiva esteve representada pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, bem como a técnica, Edilene Matoso.



