Na última terça-feira (18), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), realizou o lançamento do Projeto Saberes das Águas para a Comissão Gestora (CG) do açude Poço Verde, no Balneário Central em Itapipoca.

A iniciativa pioneira no Estado tem como objetivo promover a educação ambiental e fortalecer a gestão dos recursos hídricos por meio da capacitação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs).
A apresentação do projeto foi realizado por Ana Araújo, assessora socioambiental da COGERH. Para Ana, a ação representa um passo importante para o fortalecimento da gestão hídrica participativa, preparando novas gerações para o desafio da preservação e do uso sustentável da água.
Comitê de Bacia Hidrográfica e Comissões Gestoras

O gerente regional, Raimundo Laranjeira, e o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, falaram sobre a Política Estadual dos Recursos Hídricos, bem como o trabalho realizado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) e a COGERH. Além disso, eles destacaram o papel das comissões gestoras e dos comitês de bacia hidrográfica na governança dos recursos hídricos.

Além deles, Sérgio Mota, educador ambiental da SEMA realizou uma apresentação intitulada “Água e Educação Ambiental”, onde abordou a existência da água que não é visível. Segundo ele, essa água está presente em diversas esferas do nosso cotidiano, desempenhando um papel fundamental nos ciclos naturais e na sustentabilidade dos ecossistemas.
Operação 2024.2 do açude Poço Verde
O coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional do Litoral, Edson Braga, apresentou os resultados da Operação 2024.2, destacando a eficiência da gestão hídrica ao longo do período.

O açude Poço Verde encerrou a operação com 60,04% de sua capacidade total. A reserva superou a projeção inicial de 51,52%, com um ganho adicional de 8,52% em relação ao esperado. Os dados evidenciam o equilíbrio na vazão adotada ao longo do semestre, garantindo maior segurança hídrica para os usuários do açude.
Dados da Operação Emergencial 2025.1
A apresentação também trouxe informações sobre a Operação Emergencial 2025.1, prevista para o período de fevereiro a junho de 2025. Para o açude Quandú, a vazão será ajustada para 95 litros por segundo, com previsão de aumento no volume para 9,11 milhões de m³, equivalente a 68,30% da capacidade total, refletindo uma recuperação hídrica significativa.
Edson Braga encerrou sua fala apresentando os trabalhos realizados pelo Núcleo de Operação e exibindo imagens aéreas captadas por drone.
Participação
Além da presença da CG do açude Poço Verde, o presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales, o secretário Wellington Santos e a secretária-adjunta do CBH Litoral, Rita Forte participaram da reunião.
Da Gerência Regional Cogerh Itapipoca, participaram os técnicos do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso, Carlos Carvalho e Kennedy Oliveira. Já pelo Núcleo de Operação, esteve presente o técnico José Paulo Rocha.









