CBH Litoral e Cogerh discutem mudança na liberação de água do Açude Santo Antônio de Aracatiaçu com DNOCS

Hoje (22), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) representada pelo presidente, Raimundo Sales e pela secretária-adjunta, Rita Forte, estiveram em Forquilha participando da reunião da regional da Cogerh do Litoral com o representante do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Edilberto dos Santos.

Na oportunidade, o Coordenador do Núcleo de Operações da regional, Edson Braga comunicou a respeito da nova vazão aprovada pelo CBH para o açude Santo Antônio de Aracatiaçu, reservatório de posse do DNOCS.

O açude, que antes liberava 35 l/s, passou a liberar 85 l/s. A nova vazão surgiu a pedido do Assentamento Oiticica e será distribuída da seguinte forma: 25 l/s para SAAE de Aracatiaçu, 10 l/s para outros usos e 50 l/s para perenização de trecho de 4km.

O novo cenário ainda será aprovado pela comissão de usuários do açude Santo Antônio no dia 02 de outubro. A demanda pelo aumento na liberação se deu pela atualização da capacidade do açude após estudo da Cogerh, passando de 28 milhões de m³ para 32 milhões de m³, sendo o 2º maior manancial monitorado na região.

Participação

Além da Diretoria e Edson, também marcaram presença o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque e a técnica do respectivo Núcleo, Edilene Matoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *