O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) promoveu, nesta quinta-feira (05), sua 69ª Reunião Ordinária. Durante o encontro, foram apresentadas pautas para aprovação do colegiado. A ação ocorreu na Câmara Municipal de Itapipoca e contou com a presença de 28 entidades, totalizando 46 participantes.
Atividades programadas para 2025
Na oportunidade, o comitê aprovou as ações previstas para o ano como ações ambientais, encontros dos fóruns nacional e cearense, temas das reuniões ordinárias, extraordinárias, diretoria, Grupos Técnicos (GTs), entre outras. Ademais, foram traçadas estratégias e iniciativas que serão implementadas para alcançar os objetivos estabelecidos pelo colegiado.
Homenagem ao “Amigos da Água”


Na ocasião, foi entregue o Prêmio “Amigos das Águas” à Maria das Graças Agostinho, da Associação dos Moradores de Barrento (AMBAR) e ao Erandir Cruz Martins, da Colônia de Pescadores Z-67 de Sobral, em reconhecimento à parceria e à preservação dos recursos hídricos e ao fortalecimento das comunidades locais. A premiação destacou a importância de suas ações em prol do meio ambiente e tem como objetivo estimular o compromisso contínuo.
Recurso Procomitês
Márcia Caldas, representante da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou ao colegiado o uso do recurso Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês) investido ao longo do ano e o saldo remanescente para o CBH Litoral.
O programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA). Seu objetivo é melhorar o desempenho dos Comitês de Bacias Hidrográficas e consolidá-los como espaços de formulação de políticas de recursos hídricos.
Acompanhamento da Operação 2024.2

Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Operações da regional da Cogerh da Bacia do Litoral, Edson Neto, apresentou um resumo das atividades realizadas ao longo do ano, destacando os principais projetos e ações desenvolvidas pela equipe.
Campanhas de fiscalizações para regularização de usuários de água bruta, batimetria dos açudes Água Boa (Trairi), Arroz (Itarema), Gerardo Atimbone, Santa Maria de Aracatiaçu e Bom Sucesso (Sobral) foram algumas das ações detalhadas pelo coordenador.
Queimadas ilegais e prevenção a incêndios florestais

A equipe de Operações da Defesa Civil de Uruburetama, Karen Costa e Elenilson Pinto, abordaram o tema das queimadas ilegais e a prevenção de incêndios florestais, destacando a importância de medidas eficazes para combater esse problema ambiental. Na oportunidade, eles enfatizaram os impactos dessa ação para a biodiversidade, à saúde pública e ao clima local.
Além disso, também apresentou as estratégias de prevenção adotadas pela Defesa Civil e ressaltou a necessidade de fortalecer a educação ambiental e a participação ativa da população para reduzir os incêndios e garantir a preservação dos recursos naturais.
Participação
Já da Gerência Regional da Cogerh do Litoral, participaram os coordenadores da Gestão Participativa e do Núcleo de Operações, Victor Albuquerque e Edson Neto, e os técnicos de Gestão Participativa, Edilene Matoso e Carlos Carvalho. Além deles os Auxiliares administrativo e operacional, Kennedy Oliveira e João Marcelo e a estagiária do núcleo de gestão participativa, Beatriz Machado.