O Comitê do Litoral participou, nesta terça (16) e quarta-feira (17), da 3ª Reunião do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH). O encontro ocorreu em Itapipoca e reuniu representantes dos 12 colegiados dos Comitês de Bacias do Estado e órgãos do Sistema de Recursos Hídricos.

Representando a Cogerh, o gerente regional da Companhia na Bacia do Litoral, Raimundo Laranjeira, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da gestão participativa das águas, ressaltando o papel do Fórum na integração dos comitês de bacias e no compartilhamento de experiências voltadas ao aprimoramento da gestão dos recursos hídricos no Ceará.
Para o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral, Wellington Santos, o Fórum é um espaço fundamental para o aprendizado e troca de experiências
“O fórum tem nos proporcionado muito conhecimento e fortalecido a atuação dos comitês. Esse encontro tem um sabor ainda mais especial para nós, afinal, sediá-lo em Itapipoca, conhecida popularmente como a Cidade dos Três Climas, foi a oportunidade ideal para comprovar aos nossos amigos das águas o porquê desse jargão.”
Durante a reunião, também foram discutidos temas estratégicos para a gestão das águas no Estado, com destaque para a participação dos comitês no 37º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado em dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Programação
A programação teve início no dia 16 de junho com uma visita técnica à Terra Indígena Tremembé, em Itapipoca. Os participantes foram recepcionados com uma apresentação cultural do grupo Pequenos Tremembé, seguida do Ritual Sagrado do Torém, momento de valorização da cultura e espiritualidade indígena.



Ainda pela manhã, ocorreu uma roda de conversa sobre lutas e territórios, conduzida por lideranças indígenas, além de visitas à Oca da Memória Ancestral Tremembé e à Retomada da Barra. No período da tarde, os participantes conheceram pontos históricos, culturais e turísticos do município, como o Mirante do Pôr do Sol e a Praça dos Três Climas.
No segundo dia, a programação foi dedicada às atividades do Fórum, com a apresentação do Programa Procomitês, conduzido por Márcia Caldas representando a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), fortalecendo a transparência e discussão sobre o direcionamento dos recursos.
Também foi apresentado a nova cartilha “O poço da vovó”, escrito por Inês Prata da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), reforçando a importância do investimento em ações ambientais para formação das futuras gerações, a cartilha faz parte do projeto contínuo de educação ambiental nas escolas que iniciou com a cartilha “Gotinha nossa de cada água”.



Em seguida, Italo Diógenes, representante do CSBH Baixo Jaguaribe, apresentou a Exposição do Rio Jaguaribe, pesquisa itinerante que tem como objetivo o levantamento de dados para o mapeamento das condições do rio, bem como a realização de ações sustentáveis de saneamento e articulação das comunidades que são diretamente ligadas ao corpo d´água.
Ao final do encontro, houve discussões para o alinhamento do 27° Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), sendo compartilhado a identidade visual do evento e os objetivos da troca de experiências entre os colegiados e definição de encaminhamentos voltados ao fortalecimento da gestão participativa dos recursos hídricos no Ceará.
A próxima reunião do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas serános dias 11 e 12 de agosto, no município de Crateús.






