O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) promoveu, nesta quinta-feira (05), sua 73ª Reunião Ordinária. Durante o encontro, foram apresentadas pautas para aprovação do colegiado. A ação ocorreu na Universidade Aberta do Brasil (UAB) polo Itapipoca e contou com a presença de 24 entidades, totalizando 61 participantes.
Durante o encontro, foram apresentados os resultados obtidos no diagnóstico das Comissões Gestoras dos açudes Mundaú e Quandú, bem como a homologação das respectivas CGs. Na oportunidade, também aconteceu o Encontrão dos Agentes de Guarda e Inspeção dos Reservatórios (AGIRs) e a apresentação das atividades programadas para o colegiado em 2026.
Comissões Gestoras dos açudes Mundaú e Quandú
Em sua apresentação, Victor Albuquerque, Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da regional da Cogerh do Litoral, apresentou o diagnóstico das CGs, bem como a metodologia utilizada na realização do processo de renovação dos respectivos grupos.

Victor exibiu os principais problemas hídricos e ambientais, as principais potencialidades dos reservatórios e a composição das respectivas CGs.Vale reforçar que ambas CGs foram homologadas pelo CBH Litoral, com mandatos até 2029.
Encontrão dos AGIRs

Edson Braga, Coordenador do Núcleo de Operações da Regional, conduziu uma mesa redonda com os seis AGIRs da Gerência Regional do Litoral, sendo eles: Antônio Carlos (Poço Verde), Antônio Braga (Gameleira), Francijane Rogério e José Vagner (Missi) e Hélio Ferreira (Mundaú).
Os agentes trocaram experiências sobre a realização de constantes inspeções nas estruturas dos reservatórios, como barragens, vertedouros, tomadas d’água, áreas de influência, entre outras atividades.

Atividades para 2026
A técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso, apresentou ao comitê as atividades previstas para o ano como ações ambientais, temas das reuniões ordinárias, extraordinárias, diretoria, comissões gestoras, visita técnica, entre outras.

O cronograma aprovado pelo colegiado também traçou estratégias e iniciativas que serão implementadas para alcançar os objetivos estabelecidos pelo comitê.
Apresentação das atividades realizadas pelo núcleo de comunicação

A estagiária Lohana Evellin apresentou os dados de alcance das redes sociais do comitê, com ênfase no desempenho do Instagram. Ela destacou o crescimento do engajamento na plataforma e ressaltou a importância da participação ativa dos membros, especialmente por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, para ampliar a visibilidade das ações e fortalecer a comunicação do comitê.
Participação
Também marcaram presença o Gerente Regional, Raimundo Laranjeira, a auxiliar administrativa, Sandrinha Meneses e a estagiária Fernanda Yasmin.




