Comissão Gestora do açude Gameleira acompanha a operação do reservatório, em Trairi

Nesta quarta-feira (26), a equipe da Regional da Cogerh da Bacia do Litoral esteve na Igreja do Purão, no município de Trairi, para realizar a reunião de acompanhamento da operação 2025.2 do açude Gameleira. O encontro contou com membros do CBH Litoral e da comunidade para debater o atual cenário hídrico e alinhar estratégias para o uso eficiente dos recursos disponíveis no reservatório.

O Coordenador do Núcleo de Operações, Edson Braga, compartilhou as informações referentes ao monitoramento da operação, ressaltando os cenários da alocação negociada de água aprovada em julho deste ano. 

De acordo com o relatório exibido, foi constatado que, em outubro, o manancial teve um saldo positivo em comparação à simulação realizada, resultando em 2.530.833 m³ de água adicionais em seu volume.

O Gameleira atualmente está com 20,31 milhões de m³, equivalente a 72,72% da capacidade total, e teve sua vazão de 225 ℓ/s deliberadas da seguinte forma:

Captação direta do açude (175 ℓ/s):

  • Cagece (Itapipoca): 150 ℓ/s
  • Sisar (Agrovila/Purão/Feijão): 175 ℓ/s

Perenização (50 ℓ/s):

  • Abastecimento humano: 20 ℓ/s
  • Consumoanimal: 10 ℓ/s
  • Irrigação: 10 ℓ/s
  • Demais usos: 10 ℓ/s

Participação

Também participaram o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, a técnica do respectivo núcleo, Edilene Matoso e a estagiária Fernanda Yasmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *