Nesta quarta-feira (25), a Comissão Gestora do açude Poço Verde, em Itapipoca, tomou posse para o mandato até 2029, fortalecendo a gestão das águas da região do Litoral.
As instituições do colegiado são: Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR, Balneário Central, Capatazia dos Pescadores Z-3, Balneário Brisa das Águas, Balneário O Beijú, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca, Associação da Lagoa da Cruz, Associação Beneficente dos Moradores de Sororô, Associação dos Moradores de Poço Verde, Associação de Gangorra e o Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca.
Capacitação
Na oportunidade, Edecarlos Rulim, da gerência de gestão participativa da Cogerh, , realizou uma formação para os membros sobre o papel da Comissão Gestora e suas articulações, promovendo uma reflexão sobre a importância do reservatório, em que os membros do colegiado compartilharam suas experiências afetivas os impactos econômicos que envolve o açude.
O empossamento das instituições contou com a presença da secretária-adjunta do Comitê da Bacia do Litoral, Rita Forte.
Plano de Ação
Na próxima reunião, ainda sem data definida, o grupo deverá iniciar o Plano de Ação do açude Poço Verde. O documento definirá as demandas a serem executadas de forma conjunta a respeito do açude e propostas para melhoria de todos que utilizem de forma direta ou indireta o manancial.
Acompanhamento da operação
Durante a reunião, Edson Braga, Coordenador do Núcleo de Operações da Regional da Cogerh do Litoral, apresentou dados referentes ao acompanhamento do açude Poço Verde, ressaltando os cenários da alocação negociada de água aprovada em julho deste ano.
De acordo com o relatório exibido, foi constatado que, em outubro, o manancial teve um saldo positivo em comparação à simulação realizada, resultando em 342.302 m³ de água adicionais em sua cota.
O açude Poço Verde está com volume de 8,28 milhões de m³, equivalente a 62,08 % da capacidade total, e teve sua vazão de 105 ℓ/s deliberadas da seguinte forma:
Captação (105 ℓ/s):
- CAGECE (Itapipoca): 80 ℓ/s
- CAGECE (Lagoa da Cruz): 15 ℓ/s
- SISAR (Itapipoca) 4 ℓ/s
- Irrigação e outros usos: 6 ℓ/s
O reservatório não pereniza nenhum riacho ou rio.
Participação
Também participaram o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, a técnica do respectivo núcleo, Edilene Matoso e a estagiária Fernanda Yasmin.



