
No último domingo (9), o projeto Reflorestamento da Região Serrana de Itapipoca, localizado na comunidade Quandú (Itapipoca), em uma de suas ações preparou 300 sacos para semeadura, contendo aproximadamente 900 sementes nativas (Aroeira, Angico, Ipês, Bálsamo, Jatobá, Camunzé, Frei Jorge, Jucá, Jacarandá, entre outros). A ação é encabeçada pelo professor Hamilton Viana, representante da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE), membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral).
Com o apoio de José Adailton de Araújo e Cosmo Oliveira Rodrigues (Associação Agroecológica Serra Verde), Hamilton estima a germinação é 70% do que foi plantado, projetando o surgimento de cerca de 630 mudas, que em breve serão plantadas em nossa região serrana — fortalecendo a missão, visão e valores públicos que o Comitê prega.
Para Hamilton, a missão que se estende há 18 anos é gratificante: “somos apenas parte integrante da natureza e precisamos apenas ser humildes o suficiente para entender, aceitar e respeitar isso”.
Marco
Ao longo dessa jornada de quase duas décadas, o projeto já contabiliza mais de 60.000 árvores plantadas, resultado da convergência entre apoio institucional, saber técnico da FACEDI/UECE, e, acima de tudo, a dedicação de colaboradores que atuam com garra e convicção.
