
Hoje (10), foi realizada a reunião de acompanhamento da operação 2025.2 do açude Quandú e o seminário de renovação da Comissão Gestora (CG), conduzida pela equipe Técnica da Regional Cogerh Itapipoca, em Itapipoca. O encontro, que ocorreu na Igreja do Quandú, reuniu representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água da região, em um momento de diálogo sobre o cenário atual do reservatório e as estratégias de uso racional da água.
Na oportunidade, o Coordenador do Núcleo de Operações, Edson Braga, compartilhou as informações referentes ao monitoramento da operação, ressaltando os cenários da alocação negociada de água aprovada em julho deste ano. De acordo com o relatório exibido, foi constatado que em outubro, o açude Quandú teve um saldo 1,08m em comparação à simulação realizada, resultando em 370.028 m 3 de água adicionais em sua cota.
O Quandú atualmente está com volume de 1,69 milhões de m³, equivalente a 69,15% da capacidade total, e teve sua vazão de 50 ℓ/s deliberadas da seguinte forma:
Captação direta do açude (35 ℓ/s):
- Cagece (Itapipoca): 20 ℓ/s
- Sisar (Itapipoca/Assunção): 9 ℓ/s
- Irrigação e outros usos: 6 ℓ/s
Perenização (15 ℓ/s):
- Abastecimento humano do trecho: 5 ℓ/s
- Dessedentação animal: 5 ℓ/s
- Irrigação: 5 ℓ/s
Eleição da nova Comissão Gestora
Durante o seminário, também foi realizada a eleição para a renovação da Comissão Gestora do açude Mundaú, com a escolha de representantes dos três segmentos que compõem o colegiado: Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de Água.
As instituições eleitas para compor a nova Comissão foram:
Poder Público
- Escola Menino Deus
- Defesa Civil de Itapipoca
Sociedade Civil
- Associação Comunitária Mucambo de Cima
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca
- Associação Agroecológica de Itapipoca – Serra Verde
Usuários
- Francisco Pinto Alves
- Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece)
- Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar)
- Associação dos Moradores de Quandú
Participação
Representando a Secretaria-Executiva do CBH Litoral participou o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, bem como os(as) técnicos(as) do respectivo núcleo, Edilene Matoso e Carlos Carvalho.




