Hoje (18), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) participou do curso de Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos ministrado pela equipe da Gerência de Gestão Participativa (GEPAR) e Gerência de Outorga e Fiscalização da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH). A ação ocorreu durante a 72ª Reunião Ordinária, no Centro de Arte e Cultura Alexandre de Vasconcelos Brandão em Itarema.
Curso de Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos
Carla Mont Morency, Analista de Gestão de Recursos Hídricos, da COGERH, abordou sobre a solicitação de outorga e o processo de fiscalização, ressaltando a importância do uso consciente da água. Já Patrícia Serra, Assistente Administrativa da Gerência de Relacionamento com o Usuário (GEREU), na COGERH, falou sobre o faturamento e a funcionalização do processo junto à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).
Ainda na oportunidade, Edecarlos Rulim, técnico de Gestão, reforçou sobre a Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos, apresentando a importância dos(as) membros(as) do colegiado marcarem presença nos encontros do CBH Litoral.
Fiscalizações do açude Poço Verde
Em seguida, o Coordenador do Núcleo de Operações da Regional da Governo do Litoral, Edson Braga, apresentou os resultados das fiscalizações do açude Poço Verde desde a instalação da sede em Itapipoca, a fim de informar e alinhar o trabalho realizado pela equipe no reservatório. Denúncias, batimetrias, avaliações, foram alguns dos tópicos abordados pelo técnico.
Novo cenário
Na ocasião, também foi aprovada a nova vazão do açude Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral), que de 35 l/s, passou a ser 85 l/s. A nova vazão surgiu a pedido do Assentamento Oiticica e será distribuída da seguinte forma: 25 l/s para SAAE de Aracatiaçu, 10 l/s para outros usos e 50 l/s para perenização.
Esse reajuste garantirá a perenização de 4km de trecho permitindo que a água chegue ao Assentamento Oiticica. O monitoramento será feito de perto pela equipe da operação para que não haja desperdícios.
Setembro amarelo: águas que curam
O psicólogo Lucas Lima, especialista em Neuropsicologia, abordou o tema “Setembro Amarelo: Águas que curam”, destacando a importância do autocuidado e a valorização da vida, incentivando práticas para o bem estar do corpo e da mente. Ele ressaltou a importância de reconhecer seus limites, as suas emoções e de pedir ajuda.
Participação
O evento contou com a presença do presidente do CBH Litoral, Raimundo Sales, e do secretário Wellington Santos. Da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), esteve presente Israel Portela, Diretor de Planejamento e Anthony Rafael Soares Maia Coordenador de Fiscalização na Gerência de Outorga e Fiscalização.
Além de Edson, representando a Secretaria-Executiva participaram o Coordenador da Gestão Participativa, Victor Albuquerque, bem como os técnicos do respectivo núcleo, Edilene Matoso e Carlos César, o técnico do Núcleo de Operações, Caio Mairan e a estagiária, Fernanda Yasmin.



